31/07/2017 – Cacau e chocolate

O café da manhã do hotel era muito bom, comemos e saímos para passear, o primeiro destino foi o Convento da Piedade, lá fomos recebidos por estagiários de turismo que nos levaram para conhecer o convento e nos falaram da história das irmãs Ursulinas, o nosso guia foi muito simpático e prestativo, nos mostrou algumas fotos no celular, conversamos bastante.

De lá fomos até o centro de informações turísticas a moça que nos atendeu não ajudou muito, mas nos deu a dica de ir até a CEPLAC, e foi o que fizemos, tiramos umas fotos no centro de Ilhéus, mais uma hora de carro e chegamos lá pontualmente às 13h30, horário que voltam do almoço.

Fomos muito bem recebidos, vimos um vídeo e ouvimos um pouco da história da CEPLAC, interessante a forma que eles ajudaram no desenvolvimento de Ilhéus e como ajudam até hoje com as pesquisas realizadas, saímos de carro para conhecer toda a cadeia produtiva do cacau, passando pelo plantio, colheita, separação das sementes, seca, torrefação, até chegar no chocolate, hum….. provamos um que eles produzem lá, sem fins comerciais, com 56,6% de cacau, muito bom.

Cacau, azedinho e muito gostoso.
Pé de cacau, quando a fruta amadurece sua casca fica mais alaranjada.
sementes de cacau secando

Voltamos para o Hotel e depois voltamos no Chico Caldos, mas apesar de ter Caldos no nome, optamos pela carne de sol com mandioca e queijo coalho, acompanhado de melado e manteiga de garrafa, bem difícil de descrever o quanto estava bom.

Voltando para o hotel vi o jogo do Atletico e Vasco, Furacão ganho de 1×0 e de quebra mandou o Coxa para a ZR.