Hoje acordei às 3h30 da manhã, levantamos as 4h45 e saímos para pegar o ônibus, ouvimos falar que o primeiro sairia às 5h30. Arrumamos todas as nossas coisas e saímos do hostal, tivemos que levar as bolsas porque o checkout do Hostal era até as 9h da manhã, quando chegamos no ponto de ônibus às 5h10 tivemos um susto porque a fila estava gigante. Existe duas formas de subir para Machu Picchu: a pé ou de ônibus, a pé é de graça e você só paga a entrada, que deve ser comprada em Águas Calientes, é uma subida bem íngreme e como havíamos nos cansado muito ontem decidimos que precisávamos do ônibus (24 dólares por pessoa) caríssimo. Depois de 1h na fila imensa conseguimos entrar no ônibus às 6h10 da manhã.
Subimos e encontramos um grupo de brasileiros que iria fazer a visita guiada, decidimos aproveitar e ir com o guia também para conhecer mais a história do local.
Foi pouco mais de 2h de visita guiada, o guia estava aprendendo português e foi nos mostrando os principais pontos visitados, foi muita coisa linda.
Depois de tudo isso estávamos cansados demais para subir ao ponto mais alto, sim fizemos a besteira de andar com as nossas coisas nas costas e só encontramos o guarda volumes na saída. Pegamos o ônibus para voltar a Águas Calientes, almoçamos por lá num restaurante muito bom e que não quis nos roubar.
Depois a caminhada de 14km de volta até a hidrelétrica, hoje foi mais fácil que ontem, conhecemos a Kessya do Espírito Santo que foi caminhando conosco e conversando o que fez do trajeto mais tranquilo e divertido.
Pegamos o carro e voltamos pra Santa Teresa, a noite uma sopinha do jeitinho que eu gosto. E descansar…
Quando chegamos no hotel eu percebi que havia deixado meu óculos no Hostal em Águas Calientes, sempre ao dormir coloco embaixo do travesseiro e como levantei de madrugada esqueci e nunca mais o verei novamente… muito triste isso. O negócio agora é ficar de lentes até o fim da viagem.